Top Novas Funcionalidades do QGIS em 2015

EN | PT

Com o lançamento da primeira versão com suporte de longa duração (2.8 LTR) e mais duas versões estáveis (2.10 e 2.12), 2015 foi um ano fantástico (e atarefado) para a comunidade QGIS, com inúmeras melhorias e novas funcionalidades a chegarem ao QGIS.

Em jeitos de balanço, pedi aos utilizadores que escolhessem as funcionalidades introduzidas em 2015 suas favoritas (da lista do registo visual de alterações). Como resultado, obtive o seguinte top 5 de novas funcionalidades.

5 – Melhorias na consola python (2.8)

Com a versão 2.8, passou a ser possível arrastar e largar scripts Python para a janela do QGIS, sendo os mesmos executados automaticamente. Existe também um novo ícone na barra de ferramentas dos módulos e um atalho (Ctrl-Alt-P) para acesso rápido à consola Python.

4 – Novos algoritmos de processamento (2.8)

Também no 2.8, foram introduzidos novos algoritmos à framework de processamento. Se trabalha em análise espacial, estas adições poderão muito bem ter-lhe feito ganhar o dia (ou o ano).

  • Algoritmo Pontos regulares
  • Algoritmo Diferença simétrica
  • Algoritmo Separação de vectores
  • Algoritmo Grelha de vectores
  • Algoritmo de cálculo de curvas hipsométricas
  • Algoritmo Separar linhas com linhas
  • Reconstrução do algoritmo de manipulação de campos

3 – Simbolizar por regras em árvore na legenda (2.8)

Ao longo de 2015 foram feitas algumas melhorias à legenda do QGIS. A versão 2.8 trouxe-nos a visualização da legenda de camadas simbolizadas por regras em formato de árvore. Melhor que isso, cada nó da estrutura de árvore pode ser ligada ou desligada, possibilitando uma excelente flexibilidade na escolha de sub-camadas a desenhar no mapa.

2 – Ferramentas avançadas de edição (2.8)

Alguma vez desejou, no QGIS, desenhar linhas paralelas ou com ângulos rectos,  trancar as linhas a determinados ângulos ou distâncias e por aí a fora? Então as suas preces foram ouvidas. As ferramentas avançadas de edição começaram como módulo CADinput e foram integradas no QGIS na versão 2.8, adicionando-lhe mais um painel. O painel fica activo quando se procede ao desenho de geometrias.

Untitled

1 – Etiquetas por regras (2.12)

Esta era uma funcionalidade há muito esperada (pelo menos por mim), e foi votada pela maioria dos utilizadores. A partir da versão 2.12, é possível definir estilos de etiquetas com base em regras. Isto permite um ainda maior controlo sobre o posicionamento e estilo das etiquetas. Tal como no caso das camadas simbolizadas por regras, as regras das etiquetas podem ser agrupadas para permitir a definição das opções de estilo de uma forma extremamente fléxivel. Por exemplo, é possível desenhar etiquetas diferentes consoante o tamanho dos respectivos elementos (tal como é exemplificado na imagem).

image25

Houve outras funcionalidades a fazerem as delícias de muitos utilizadores. Por exemplo, as Melhorias/consistência na selecção de projecções (2.8), Melhorias no provider PostGIS (2.12), Módulo para validar geometrias e alinhar geometrias (2.12), Múltiplos estilos por camada (2.8).

Discorda desta lista? Então ainda vai a tempo de fazer valer o seu voto. Também pode consultar aqui os resultados na integra.

Obviamente, esta lista vale o que vale. Tratou-se de um mero exercício. Até porque, com a tamanha diversidade de utilizadores QGIS, seria impossível criar uma lista que nos agradasse a todos. Para além disso, houve muitos aperfeiçoamento, feitos em 2015, que poderão ter passado despercebidos à maioria dos utilizadores. Consulte o registo visual de alterações para ver a lista completa de funcionalidades e melhorias.

Em meu nome, a todos os programadores, patrocinadores e colaboradores do QGIS,

MUITO OBRIGADO PELO VOSSO FANTÁSTICO TRABALHO!I

desejo-vos um óptimo (e produtivo) 2016.

Anúncios

2 thoughts on “Top Novas Funcionalidades do QGIS em 2015

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s